Vibrando Bem para Viver Melhor


Coerência Vibracional

 

Terapias Quiroprânicas (Toque Terapêutico, Cura Prânica, Reiki, Johrei, etc.)

 

As Terapias Quiroprânicas (Toque Terapêutico, Cura Prânica, Reiki, Johrei, etc.) ajudam eficazmente na restauração e manutenção da saúde do receptor ou cliente. Entretanto, os benefícios são muito maiores. O aplicador ou terapeuta também é beneficiado físico, emocional, mental e espiritualmente. Ocorre que durante a irradiação vibracional há um fluxo energético intenso. Essas vibrações, ao mesmo tempo que estimulam as energias do receptor, circula pelo organismo do emissor favorecendo não apenas na restauração da saúde, mas também no desenvolvimento de vários potenciais humanos. Esse fluxo vibracional de alta freqüência estimula várias capacidades inerentes a cada ser humano, até então adormecidas.

Qualquer técnica quiroprânica beneficia o seu aplicador, entretanto, em diferente intensidade e característica segundo o método utilizado. Constatou-se, por exemplo, que o Reki eleva o número de glóbulos vermelhos no sangue. Assim como o Johrei, estimula as células NK. Vejamos agora, resumidamente, alguns benefícios que podem ser conferidos pelo aplicador na prática das terapias quiroprânicas.

Introspecção: facilita a interiorização desenvolvendo a atenção concentrada.

Intuição: já explicamos acerca da intuição anteriormente. A prática das técnicas quiroprânicas estimula e incrementa o uso da intuição. Com isso, essa espécie de inteligência, ao se tornar mais efetiva, pode ser aplicada em muitas outras atividades do dia-a-dia. A intuição é uma ferramenta admirável no ser humano que poderá ajudá-lo a tomar decisões corretas ou mais apropriadas para determinados momentos. O aprimoramento da intuição favorece a um melhor relacionamento social, familiar, no trabalho, etc. A intuição precisa pode proporcionar a pessoa prosperidade material e, sobretudo, espiritual.

Relaxamento Psicofísico: é inegável que qualquer pessoa ou cliente que receba as energias vibratórias entra em estado alfagênico, isto é, em profunda e agradável condição de relaxamento psicofísico. Entretanto, os testes científicos comprovaram que o aplicador também se beneficia induzindo ao cérebro a produção de ondas alfa. Assim, o emissor entra em estado de relaxamento reduzindo o fluxo de pensamento e aliviando o estresse.

Melhora na Circulação: com a aplicação quiroprânica o fluxo energético é estimulado aumentando consideravelmente. Esse incremento favorece a melhor distribuição energética tanto no receptor como no emissor. A circulação energética é de vital importância para a manutenção da saúde. Segundo os princípios da Medicina Tradicional Chinesa, o Chi, isto é, a energia, o Ki, o Prana, circula juntamente com o sangue. Uma melhor circulação energética implica em melhor circulação de sangue periférica.

Melhora no Convívio Social: o aplicador, devido às próprias características quiroprânicas, é estimulado a ser mais solidário e compassivo com as outras pessoas. Ao aplicar a empatia vai compreendendo que o bem-viver com os demais é importante. Descobre que a tolerância é uma virtude sumamente importante, visto que todos nós somos seres frágeis e vulneráveis. Ao perceber as limitações e os conflitos alheios torna-se menos crítico, aumentando a amabilidade e o carinho.

Melhora do Sistema Imunológico: já explicamos acerca do efeito do Johrei no sistema imunológico. Vimos que ao se ministrar essa técnica há o estímulo das células NK. Mas, em princípio, qualquer sistema terapêutico com imposição das mãos também gera estímulo em maior ou menor intensidade no sistema imunológico. Para que isso ocorra em nível elevado torna-se indispensável a compaixão, o carinho, a empatia com o cliente ou receptor. Note que aqui deve ser aplicada a segunda regra da terapia quiroprânica, isto é, Virtutis Cordis.

As experiências científicas têm demonstrado que há relação entre a saúde e as emoções. Análises laboratoriais confirmam que os episódios de raiva, ira, frustração provocam desequilíbrio no sistema nervoso, cérebro, coração, sistema glandular e imunológico. Em contraposição os estudos comprovam que o sentimento de felicidade, alegria, compaixão, carinho, eleva o número de glóbulos brancos no sangue necessários à cura, além de defender o organismo contra agentes patológicos (bactérias, vírus, etc.).

Já explicamos que o sistema imunológico é o responsável pela defesa do nosso organismo contra os microrganismos. Há diversas células e proteínas que trabalham na frente de batalha, dentre essas há as imunoglobulinas.

A imunoglobulina é um tipo de proteína encontrada no sangue e nos tecidos. A imunoglobulina também é conhecida como anticorpo. Elas são produzidas pelos linfócitos B (células do sistema imunológico). Há cinco classes de imunoglobulina. Nessa oportunidade vamos nos deter na imunoglobulina A, cuja sigla é IgA. Ela integra a primeira linha de defesa do organismo contra gripes, resfriados e outras infecções das vias respiratórias e urinárias. Podemos encontrar a IgA na saliva, no sangue, nos pulmões e nos sistemas digestivo e urinário.

Vamos destacar, a seguir, as comprovações científicas acerca da compaixão versus ira (raiva). Os Drs. G. Rein e R. McCraty no artigo cujo título é “Long Term Effects of Compassion and Anger on Salivary IgA” publicado no “Psychosomatic Medicine 54 (1994) 171” demonstraram o efeito dessas emoções no organismo.

O estudo reuniu 20 indivíduos cujo efeito da ira (raiva) versus compaixão foi analisada. Verificou-se que a média dos níveis de IgA, quando o indivíduo recordava uma explosão de raiva, ira, frustração causou a elevação imediata do nível de IgA. Isso provocou um nível de desgaste de tal gravidade que foram necessárias mais de seis horas para normalizar a produção de IgA. Assim ficou demonstrado que uma única recordação de uma explosão de ira ou frustração pode debilitar o sistema imunológico durante quase um dia inteiro.

O mesmo estudo acerca do IgA comprovou também que um episódio de cinco minutos de recordação mental e emocional de compaixão, carinho, bem-querer provocou um pico dos níveis de IgA, em média de 34%, e logo a seguir regressando aos valores normais. Momentos depois, os níveis elevaram-se gradualmente acima do valor normal nas seis horas seguintes.

Desse modo ficou comprovado que o sentimento de compaixão, ternura, empatia, são saudáveis para o sistema imunológico, enquanto a ira, raiva, frustração enfraquecem as nossas defesas. Desse modo, o aplicador da terapia quiroprânica se beneficia ao estimular os sentimentos nobres em seu psiquismo ao estar tratando de alguém.

Poderíamos enumerar vários outros benefícios que o aplicador de qualquer técnica quiroprânica pode usufruir, entretanto, cremos ser a exposição acima o suficiente para levar o leitor à reflexão.

Apresentamos para você a teoria e as aplicações práticas de quatro técnicas quiroprânicas, entretanto, cabe alertar que o verdadeiro aprendizado ocorre na prática. Na cura pela imposição de mãos a vivência é imprescindível. Na verdade, um terapeuta quiroprânico é forjado na prática.

Extrato da lição 11 do Curso de Terapias Quiroprânicas Reiki. Mais info, clique aqui.

 

Share