Vamos nos deter a estudar a Unha de Gato com maior riqueza de informações do que as ervas já apresentadas anteriormente. Isso se deve ao fato que o vegetal possui particularidades terapêuticas tão surpreendentes como a babosa, tanto tradicionalmente como comprovadas cientificamente.
A Unha de Gato é um vegetal nativo da Amazônia peruana, embora também esteja presente em Belize, Guatemala, Venezuela, Trinidad e Suriname. Ela integra o sistema terapêutico dos índios ashánincas do Peru.
UNHA DE GATO: O QUE É
Unha de Gato é uma planta trepadeira cujo nome botânico é Uncaria tomentosa (Willd) DC. (Rubiáceas). Os pesquisadores peruanos identificaram duas espécies de Uncaria na América do Sul. A Uncaria tomentosa é facilmente confundida com a Uncaria guianensis (Aubl) Gmel.
Nomes Populares: Unha de Gato, Garabato, Tambor Huasca, Garbato Casha, Unã de Gavilan, Unha de Falcão. Em inglês é Cat’s Claw
A família botânica da Uncaria (Rubiacea) conta com 34 tipos catalogados. Dentre elas destacamos:
- Uncaria attenuata
- Uncaria eliptica
- Uncaria guianenses
- Uncaria bernasyi
- Uncaria férria DC
- Uncaria Kawa Kami
- Uncaria rhyncophylla
- Uncaria callophyla
- Uncaria gambir
- Uncaria orientalis
Alguns pesquisadores peruanos acreditam que a espécie tomentosa, que é a Unha de Gato, reserva maior potencial como um agente terapêutico.
Partes utilizáveis: interior da casca da trepadeira. Os nativos peruanos também usam as folhas e raízes desta planta, entretanto o interior da casca é onde se concentra a maior quantidade de princípios ativos pesquisados. Eles também a utilizam como bebida. Fazem um corte transversal no talo fresco e daí se obtém um líquido transparente parecido com água. Segundos eles, ao ingeri-lo refresca e evita cansaço e fome.
UNHA DE GATO: COMO É
A trepadeira Uncaria tomentosa é, tecnicamente, um arbusto, que nasce junto às margens do rio, levando longo tempo para crescer e amadurecer. A trepadeira pode levar até mais de 20 anos para alcançar a maturidade. Seu comprimento pode atingir mais de 30 metros. Espécies Uncaria tipicamente nascem em florestas virgens, nas regiões da Bacia Amazônica, no Sul, nas altas áreas de matas do Junin.
O nome de batismo Unha de Gato, (Unã de Gato em espanhol) deve-se aos espinhos que cobrem a trepadeira e se parecerem muito com unhas de gato. Estes fortes e curvados espinhos possibilitam a trepadeira, avançar pelas árvores peruanas, procurando mais luz no meio da sombra profunda da floresta.
A trepadeira produz uma flor amarelada ou branca que floresce em par, nos lados opostos da haste. São delicadas e têm fragrância e são facilmente polinizadas. Os ondulados pedúnculos da trepadeira eventualmente se estabilizam dentro dos ganchos (unhas) ao invés de permanecerem verdes (frescos). Enquanto as folhas da trepadeira são atraentes e polidas, as pontas curvadas como unhas de espinhos, efetivamente mantêm o intruso distante.
UNHA DE GATO: A DESCOBERTA
Em 1974, Unha de Gato foi redescoberta pelo pesquisador Klaus Keplinger. Por meio de conversas pessoais com Índios asháninca ele verificou que a planta era utilizada pelos nativos para sanar várias enfermidades. Em julho de 1989 e 1990, duas descobertas, isto é, patentes, foram registradas pelo Dr. Keplinger para isolar seis componentes da raiz da planta. As patentes estipulam que estes alcalóides são “adequados para estímulo não específico do sistema imunológico”.
Em 1970 iniciaram-se estudos clínicos envolvendo Unha de Gato os quais têm progredido sempre. Pesquisas que se desenvolveram com a contribuição da Alemanha, Áustria, Itália, Hungria, Japão, Inglaterra e Peru sugeriram que Unha de Gato pode se constituir em um viável tratamento para vários distúrbios orgânicos sérios e desordens que apresentaremos mais adiante.
Na Áustria, um médico desenvolveu um remédio extraído do extrato de Unha de Gato causando um enorme interesse pela erva. Aparentemente ele obteve total sucesso com o uso de extratos de Unha de Gato no tratamento de pessoas que sofrem de AIDS e Câncer. Este médico estava bem informado sobre a história terapêutica da trepadeira e seu tradicional uso pelos Índios ashánincas.
Dr. Brent Davis, que há tempos já reconhecia o poder terapêutico do vegetal, referia-se a Uncaria tomentosa como “abertura do caminho” devido a sua propriedade sem par para desintoxicar o trato intestinal e tratar uma variedade de distúrbios do estômago e intestinos.
Em 1988 houve um congresso internacional em Lima, Peru. O objetivo desse evento era intercambiar informações acerca das tradicionais terapias peruanas. Alguns médicos enalteceram o poder curativo da Unha de Gato. Houve um deles que citou o uso da erva no tratamento, com completo sucesso, de 14 tipos de casos confirmados de câncer em 700 pacientes, entre 1984 e 1988.
Em novembro de 1988 o jornal “El Commércio” (periódico de maior tiragem em Lima, Peru) publicou artigos sobre os procedimentos médicos com a Uncaria tomentosa. A matéria refere-se ao poder de cura de “Krallendorntee”, um extrato da planta, que tem sido testado pelo Dr. Keplinger em “Immodal Pharmaka GmbH”, Áustria. Dr. Keplinger obteve bons resultados com composto no tratamento de alergia, herpes genital, herpes zoster, neurobronquites, câncer e até mesmo AIDS, entre outras doenças.
Em 1992, pesquisadores italianos da Universidade de Milão, constataram que a Unha de Gato é como um poderoso antioxidante. Uncaria é correntemente exportada para Europa, às toneladas, a fim de tratar vários tipos de câncer. No Peru qualquer pessoa pode obter Unha de Gato nas farmácias.