O Que É  Yoga

No Brasil e também em muitas partes do mundo o termo “yoga” transformou-se em sinônimo de Hatha-Yoga. Quando alguém diz que pratica Yoga, pensa-se somente em ásanas (posturas) e pranayamas (respirações).  Ocorre que tal visão é incompleta. O termo reveste-se de uma profundidade muito maior conforme explicaremos mais adiante.

Swami SivanandaPosturas de ioga para iniciantes | eHow Brasil: , médico, filósofo, escritor hindu em sua obra “Perfeição pelo Yoga” (Livraria Freitas Bastos, Rio de Janeiro, 1967)  afirma o seguinte:

“O Yoga para o Homem Moderno  deve ajustar-se a seu gênio, adaptar-se às suas necessidades e ser re-interpretado em sua própria linguagem. A Verdade é sempre a mesma. Os princípios básicos do Yoga permanecem inalterados e inalteráveis, pois encontram-se além da influência do tempo e do espaço. O objetivo em mira, isto é, a Verdade Transcendental, também é Eterna e Imutável. Entretanto, esses princípios  têm agora de ser revistos do ponto de vista do Homem Moderno, e o caminho para alcançar o objetivo está juncado de ideologias modernas”.

A palavra “yoga”, etimologicamente, deriva-se da raiz verbal sânscrita “yug” cuja tradução é conjugar, juntar, jungir, emparelhar. Pode também significar união, conjunção de dois astros, regra gramatical, ocupação, empenho, equipamento, equipe, meio para um fim, artimanha, somatória, agregado, etc. A palavra também possui similaridades com o “yoke” inglês,  “zugos” grego, “yugo” espanhol “ok” sueco, “joug” francês, “iugum” latino, “igo” russo e o jugoportuguês.

O termo “yoga” sob o ponto de vista técnico refere-se ao grande conjunto de valores, atitudes, preceitos e técnicas espirituais e místicas que se desenvolveram na Índia ao longo de mais de sete mil anos. A palavra Yoga é, portanto, o nome genérico de vários caminhos  ou métodos indianos de autotranscendência ou transformação metódica da consciência até alcançar a libertação final do Espírito divino encarnado no ser humano.

O termo Yoga sob o ponto de vista específico refere-se ao sistema de Yoga Clássico proposto pelo sábio hindu Patanjali.

Colocamos a sua disposição as sete linhas do Yoga. São elas o Hatha-Yoga, o Raja-Yoga, o Mantra-Yoga, o Jnana-Yoga, o Karma-Yoga o Bhakti-Yoga e o Tantra-Yoga. Em nosso curso básico do Yoga estudamos  os três primeiros Yogas da das sete principais. No curso Avançado do Yoga estudamos os quatro últimos.

Escolha o seu Curso de Yoga

Curso de Instrutor de Yoga

Com esse curso de você poderá dar aulas de Yoga com eficiência e plena confiança.

⇒VEJA MAIS

Curso de Mantra-Yoga

O poder de mais de 100 mantras ou sons vocálicos revelados diretamente a você.

⇒VEJA MAIS

Dr. Hiroshi Motoyama Ph.D.

“Halasana regula o funcionamento dos órgãos do abdômen, principalmente dos rins, fígado e do pâncreas, e ativa a digestão”. 

Curso de Hatha-Yoga

Você poderá praticar Yoga facilmente seguindo as instruções desse curso.

⇒VEJA MAIS

Curso de Yoga Básico

Nesse curso serão ensinados Hatha-Yoga, Raja-Yoga e Mantra-Yoga.

⇒VEJA MAIS

Curso de Yogaterapia

O Yogaterapeuta  é um terapeuta especializado em Yoga como recurso terapêutico físico, psíquico, energético e espiritual.

⇒VEJA MAIS

Curso de Raja-Yoga

Aprenda a relaxar, concentrar e meditar com o Raja-Yoga.

⇒VEJA MAIS

Curso de Yoga Avançado

Estudo do Jnana-Yoga, Karma-Yoga, Bakthi-Yoga e Tantra-Yoga.

⇒VEJA MAIS

Dr. Pierre Jacquemart

“É verdade que o Yoga produz uma melhora na capacidade respiratória, da flexibilidade geral, principalmente do nível de articulações e das vértebras;…”  

“A Ioga afeta a saúde de muitas maneiras, mas a principal e mais importante é a de mudar a nossa concepção do corpo humano.  Através dela procuramos atingir um estado  que leva à saúde física, ética, emocional , psicoespiritual.  A Ioga não procura mudar o indivíduo, mas sim permitir que o estado de saúde natural e integral que existem  em cada um de nós se manifeste e se torne uma realidade”. 

Dr. Jayme Landmann, catedrático em Clínica Médica na Universidade do Rio de Janeiro

Share