Um Pouco Mais de Cabala


 

Cabala homem comum

 

Explicação Cabalística do Gráfico

O Abade Alfonso Luigi Constant (1810-1875) adotou o pseudônimo de Eliphas Levi. Escreveu várias obras de cunho esotérico, inclusive sobre a Cabala Hebraica. Foi um esoterista, mago e filósofo sério. A seguir, transcreveremos suas palavras ao descrever a Árvore da Vida:

“Deus é, pois, a Potência ou Coroa Suprema (KETHER), que repousa sobre a Sabedoria imutável (CHOKMAH) e a Inteligência criadora (BINAH). Nele está a Bondade (CHESED) e a Justiça (GEBURAH), que são o ideal de Beleza (TIPHERETH).

“Nele há o movimento sempre vitorioso (NETSACH) e o Grande Repouso Eterno (HOD). A sua vontade é a Geração contínua (JESOD), e o seu Reino (MALCHUTH) é a imensidade que povoa os universos”.

O Dr. Samael Aun Weor, em sua obra TAROT Y CABALA, afirma o seguinte:

“Se observarmos a Árvore da Vida, tal como está escrita pelos cabalistas hebraicos, vemos dez sephirotes. Começa pelo Ancião dos Dias (Kether), que está no lugar mais elevado da Árvore. Segue CHOKMAH, o segundo sephirote, ou seja, o 2o. Logos que é propriamente o CRISTO CÓSMICO ou VISHNU. Logo vem BINAH, o 3o. Logos, o Senhor SHIVA. Kether, Chokmah e Binah são o Pai, o Filho e o Espírito Santo, tal como está desenhado na Árvore da Vida dos Mistérios Hebraicos, assim o ensinaram os rabinos.

“Kether, Chokmah e Binah são a Trimurti e a Perfeição, são o Triângulo Divinal: o Pai muito amado, o Filho muito adorado e o Espírito Santo muito sábio.

“Depois do Triângulo Divinal há um abismo. Depois do abismo vem um segundo triângulo, formado por CHESED, o 4o. sephirote, que corresponde ao ÍNTIMO ou ATMAN, o Inefável, falando em linguagem sânscrita. Continua com GEBURAH, o Rigor da Lei, o 5o. sephirote, o BUDHI, a Alma Divina, que é feminina. A seguir, TIPHERETH, o 6o. sephirote, a Alma Humana, que é masculina.

“Por desdobramento, vem o terceiro triângulo, representado por NETSACH, a Mente, o 7o. sephirote. Continua com HOD, o 8o. sephirote, o Corpo Astral. Mais abaixo está JESOD, o 9o. sephirote, o principal fundamento do sexo, o fundo vital do organismo humano, o Corpo Vital, o veículo etérico , o Lingan Sarira dos teósofos.

“Por último, encontramos na parte mais baixa da Árvore da Vida a MALCHUTH, o 10o. sephirote, o mundo físico, o Corpo Físico, o corpo de carne e osso.

“O primeiro triângulo é LOGÓICO: Kether, Chokmah e Binah.

“O segundo triângulo é ÉTICO: Chesed, Geburah e Tiphereth.

“O terceiro triângulo é MÁGICO: Netsach, Hod e Jesod.

“O primeiro triângulo, ou seja, o Logóico, obviamente tem seu centro de gravitação; isto qualquer um pode observar, é o Pai Divino, o Ancião dos Dias, Kether. É o ponto matemático no espaço, imenso, infinito, inalterável. Este triângulo é o Triângulo do Pai.

“Analisando o segundo triângulo, encontramos que é ÉTICO. Por que o chamamos de Ético? Porque, sensivelmente, ali prima a ética, a reta conduta, ali nós conhecemos a Lei, aprendemos sobre o bem e o mal, que coisa é boa e que coisa é má. Este triângulo é o Mundo do Espírito Puro, a trimurti hindu de Atman, Budhi e Manas. Logicamente, do centro de gravidade deste triângulo ressalta   a  simples  vista  a   ALMA HUMANA, essa alma que sofre, que constitui a parte humana em nós mesmos, ou seja, Tiphereth, coincidindo com o Causal. A este triângulo também se denomina como Triângulo do Filho. Encontramos aí que o Cristo Cósmico, Chokmah, acha-se manifestado através da Alma Humana, o Tiphereth da Kabala hebraica.

“Resulta mui interessante o terceiro triângulo, o Mágico, formado pela mente, ou seja, Netsach; o Corpo Astral ou Hod e o Corpo Etérico ou Jesod, o princípio básico sexual da vida universal. Por que se chama Triângulo Mágico? Porque, sem dúvida, é nos reinos da Mente, do Astral e até nos Klifos, ou Mundos Infernos, onde se exerce a Alta Magia.

“Não há dúvida que em Netsach podemos encontrar a Magia Hermética e em Hod a Magia Natural. Outros autores pensam diferente, crêem que em Netsach, Mundo Mental, está a Magia Natural. Tenho que discordar neste sentido, porque resulta que a mente propriamente dita, é mercuriana. Há autores que não estão de acordo com meus conceitos, supondo ser a mente venusiana. Lamento discutir com esta classe de conceitos, pois qualquer um pode perceber que a Mente é mercuriana. Assim, a Magia Hermética deve ser identificada com Mercúrio, na Mente, e quanto à Magia Natural, Magia Cerimonial ou Ritualística, etc., podemos encontrá-la no Mundo Astral, no Corpo Astral.

“Onde encontramos o centro de gravidade do Triângulo Mágico? Obviamente, encontra-se no sexo, porque daí vem o nascimento, a morte e a regeneração. Tudo gira através do sexo, isto é, o terceiro triângulo tem como centro de gravidade o sexo (Jesod), que é a força do 3o. Logos, a potência sexual.

“Desta maneira, encontramos que há 3 centros de gravidade básicos em toda esta Árvore da Vida. No 1o. triângulo é Kether, o Velhos dos Séculos, o Centro de Gravidade do 1o. Logos.

“No 2o. triângulo, Chokmah, o Cristo Cósmico, o 2o. Logos, tem seu centro de gravidade na Alma Humana, Tiphereth.

“No 3o. triângulo, Jesod se converte no centro de gravidade do Espírito Santo, o 3o. Logos. É mediante a força sexual que surge a vida, que surge o corpo físico, e surgem todos os organismos que têm vida. Malchuth é o Mundo Físico, que não poderia existir sem a presença do sexo, porque somos filhos de um homem e de uma mulher. Assim, Jesod é o fundamento do 3o. Logos, centro onde gravita a força sexual do 3o. Logos”.

Além da Tríada Teosófica (Atman, Budhi, Manas) há um raio que nos une com o ABSOLUTO. Esse raio dentro de cada homem é o resplandecente DRAGÃO DA SABEDORIA, O CRISTO INTERNO, A COROA SEPHIRÓTICA, A KABALA assim o define:

KETHER: Ancião dos Dias. CHOCMAH: O Filho, o Cristo. BINAH: O Espírito Santo. O ser humano vulgar da Terra não possui todo os princípios sephiróticos encarnados.

A constituição dos ser humano comum é:

1)CORPO FÍSICO

2)CORPO VITAL

3)CORPO DE DESEJOS OU ASTRAL LUNAR

4)CORPO MENTAL ANIMAL

5)BUDHATA OU ESSÊNCIA DE ALMA (aprisionada dentro do Ego. Mais além está a DIVINA TRÍADA que o humano não a tem encarnada.)

6)CORPO CAUSAL, ALMA HUMANA, MANAS

7) CORPO BÚDHICO, ALMA DIVINA

8) CORPO ÁTMICO, O ÍNTIMO

O 5 e o 6 estão relacionados porque o 5 é uma fração do 6.

  1. Temos UMA FRAÇÃO DE ALMA ENCARNADA, DENOMINADA BUDHATA OU ESSÊNCIA.

Os corpos Mental, de Desejos, Vital e Físico compõem a PERSONALIDADE humana. A ESSÊNCIA ao reencarnar nos corpos fica aprisionada no EGO.

ATMAN em si mesmo é o SER INEFÁVEL que está além do TEMPO e da ETERNIDADE sem fim de dias, não morre e nem se reencarna (o que retorna é o Ego), é perfeito absolutamente.

ATAMAN se desdobra na ALMA ESPIRITUAL, e esta se desdobra na ALMA HUMANA ou MANAS SUPERIOR. A ALMA HUMANA se desdobra na ESSÊNCIA ou BUDHATA. A ESSÊNCIA se encarna com seus quatro corpos, veste-se com eles, ficando presa no EGO.

Extrato da lição 33 do Curso Saber é Poder. Mais info, clique aqui.

 

Share