A humanidade vive num estado de sono psicológico. Até o presente momento lhe explicamos abundantemente como transcender essa hipnose individual. Na verdade, é até interessante para a natureza que o ser humano continue em seu adormecimento interior. Somente os rebeldes, os inconformados, os revolucionários conseguiram vencer a inércia psicológica. Para ilustrar o caos psíquico vibrante na humanidade vamos narrar um conto oriental muito interessante.
Conta-se que um riquíssimo mago possuía um imenso rebanho de carneiros. Esse senhor era muito avarento e protegia o seu rebanho de todos os modos, a ponto de nem sequer contratar serviços de outros pastores para ajudá-lo na administração. Tampouco queria cercar os campos por onde seus carneiros pastavam. Muitos extraviavam-se na floresta, às vezes caíam nas ravinas, perdiam-se ou fugiam com a aproximação do avaro mago. Eles sabiam que ele pretendia tirar-lhes a carne e a pele. É claro que os carneiros não gostavam disso.
Para melhor dominar o seu rebanho o mago teve uma luminosa idéia: HIPNOTIZAR OS CARNEIROS. Sugeriu aos carneiros que eram imortais e que pelo fato de serem esfolados não lhes ocorreria nenhum mal, até pelo contrário, esse tratamento seria excelente para eles. Logo a seguir, o mago lhes disse que ele era um bom pastor, que gostava muito do seu querido rebanho e estava pronto para qualquer sacrifício para o bem deles. Dizia-lhes que nada de mal aconteceria a eles, nem agora nem nunca, portanto não tinham com que se preocupar. Assim, após meter na cabeça dos carneiros tais idéias, também sugestionou-lhes que não eram carneiros. Para alguns disse que eram águias, a outros leões, a outros ainda que eram homens ou magos como ele.
Desse modo, os carneiros nunca mais lhe causaram aborrecimentos nem inquietações. Eles também nunca mais fugiram, até pelo contrário, aguardavam serenamente o momento em que iriam ser tosqueados ou degolados.
Veja o vídeo
Veja esse vídeo e confira didaticamente como você é manipulado pelo sistema. Será normal se você duvidar, pois o sistema quer exatamente que você pense assim. Se ainda tiver dúvida leia novamente a Farsa dos Carneiros.
Noam Chomsky, um linguista, filósofo e ativista político norte-americano, é professor no Instituto de Tecnologia de Massachusetts. Chomsky tem dedicado parte do seu tempo à análise dos meios de comunicação de massa em
“A Manipulação do Público”, livro escrito em conjunto com Edward S. Herman, explorou este tema em profundidade. Elaborou então a lista das dez estratégias de manipulação usadas através dos meios de comunicação social. Confira!