Meditação para Crianças


Benefícios da prática de meditação para crianças

Se você acha que a prática da meditação se restringe apenas para adultos, está bem enganado! Já dizia Dalai Lama que, se ensinarmos a prática a cada criança de oito anos, eliminaremos a violência em apenas uma geração. Sem contar com os benefícios da concentração e tranquilidade que este hábito pode proporcionar para o seu filho. Quer motivo melhor que este?

Aprenda a meditar kids

O primeiro e imediato efeito da meditação nas crianças é a calma. As crianças, assim como os adultos, quando estão calmos, é quando podem focar sua atenção no que seja que vai ocorrer. Uma vez que a calma chega, o seguinte passo é o enfoque da atenção naquilo que deseja. Isso abrange desde o controle da emoção, fazer um exercício, ouvir uma explicação, assistir a um filme, brincar com os pais, planejar uma ação, compreender a um amigo que tem um problema, até dizer não a algo que possa ser perigoso. Sem contar que, efetivamente, a meditação ajuda a ‘alongar’ o músculo da atenção, e deste modo a criança fica mais consciente do que acontece dentro e fora dela mesma; do que deseja e do que não deseja. Precisamos entender que, hoje em dia, muitos pais tentam canalizar a energia do filho colocando-o em diversas atividades extracurriculares, mas agenda cheia pode causar efeito contrário. Às vezes, tudo que a criança precisa é de momentos para relaxar e é nesse contexto que entra a meditação. Em algumas escolas já existe a prática da meditação, como é o caso de Brasília, que já inclui esta modalidade em certas escolas da rede pública desde 2007, e da ONG americana “Fundação David Lynch”, que após instaurar o chamado “Quiet Time”, a necessidade de substituição de professores diminuiu, bem como as suspensões, faltas e brigas de alunos.

É claro que esta prática é bem incomum entre crianças. Pergunte vocês mesmos aos seus filhos quantas pessoas eles conhecem que praticam meditação ou até yoga, por exemplo. As respostas com certeza serão poucas. A questão é que este hábito pode ser a saída perfeita para aquela criança mais hiperativa, que não consegue dormir direito e nem se concentrar nas tarefas, porque está o tempo todo enérgica ou ansiosa. Se para um adulto com rotina hiper estressante a meditação pode trazer imensos resultados, imagine para uma criança?! Adolescentes também se beneficiam, inclusive! Esta prática pode ser bem útil para épocas de prova, vestibulares e afins. Concentrados e focados, os resultados podem ser bem mais positivos. Mas a questão que fica é: como introduzir a meditação em casa? Vamos pensar no #Desafio30DiasDrBarakat. Muitas mães comentaram que ao ver os meus snaps, seus filhos começaram a querer se alimentar melhor, inclusive vendo o exemplo da Luana, minha filha. Ora, se não foi difícil – ou pelo menos não tão complicado como vocês acharam que seria -, por que não levar o conceito da meditação para a sua casa? Explique os benefícios! Mostre que, com apenas um pouquinho de tempo quietinhos e de olhos fechados, se concentrando na própria respiração, eles podem se acalmar e ter um momento de relaxamento! Algumas pessoas que estão na área de pedagogia explicam que a técnica de “brincar de meditar” também pode dar muito certo! A Fundação americana Inner Kids, por exemplo, ensina a criança a segurar um ursinho de pelúcia em cima da sua barriga, para que ela foque sua atenção no ursinho e, consequentemente, treine a respiração abdominal. Peço que, para os seguidores que conhecem mais técnicas, disponibilizem as dicas aqui! Gosto muito de ver vocês interagindo e tenho certeza que muitos papais ficarão agradecidos!

 Minicurriculo

(CRM 68874) Dr. Mohamad Barakat, formado pela FMABC-UNIFESP/EPM, Pós-Graduado em Endocrinologia e Metabologia pela IPEMED

Fonte: http://drbarakat.com.br/beneficios-da-pratica-da-meditacao-para-criancas/

Share