Flúor, Cloro e Bromo: Venenos Nutricionais do Cotidiano


Flúor, Cloro e Bromo: Venenos Nutricionais do Cotidiano. Você o Ingere.

 

Flúor

O flúor é um mineral natural encontrado abundante em muitos solos.

Confira a lista de alguns alimentos que contêm flúor:

  • • Água mineral natural com a classificação fluoretada;
  • • Os alimentos processados que foram preparados ou reconstituídos com água fluoretada;
    • Sopas e ensopados feitos com peixe e ossos de carne bovina também fornecem flúor;
    • Frutos do mar e fígado bovino são ricos em flúor;
    • Cozinhar os alimentos em panelas com Teflon (um polímero que contém flúor) aumenta o conteúdo de flúor.

O flúor em excesso causa manchas no esmalte dos dentes e osteoporose entre outros males.

Cloro

O cloro é um dos mais importantes na regulação da pressão osmótica. Participa no equilíbrio ácido-base e na manutenção do Ph sangüíneo. O cloro produzido pela mucosa gástrica como ácido clorídrico acarreta a acidez necessária para a digestão no estômago e para a ativação de enzimas.

O cloro tem sido documentado como agravante da asma, sobretudo em crianças que nadam muito em piscinas cloradas. O consumo de cloro duplica o risco de câncer da bexiga e do reto. O cloro é ligado a anomalias cardíacas congênitas, defeitos congênitos, distúrbios reprodutivos, e o colapso do sistema imunológico. O cloro é associado a condições de pele como eczema, acne, psoríase, seborreia e muitos males da pele e do couro cabeludo.

 

Bromo

Alimentos cozidos, farinhas para padarias, conservantes e corantes contém elevado nível de bromato, mas são os refrigerantes e isotônicos, principalmente aqueles de sabor citrus, que se destacam por conter o óleo vegetal bromado que, em grande quantidade, pode vir a ser prejudicial à saúde. O óleo vegetal de bromo atua como aditivo estabilizante, a fim de evitar que outros ingredientes se separem durante o processo de fabricação, garantindo assim a estabilidade, cor e o sabor da bebida.

Share