Crescimento da obesidade no Brasil e no mundo


Brasil é o quinto país no ranking mundial da obesidade

Número de pessoas acima do peso ideal está crescendo, no planeta. No Brasil, 60 milhões de brasileiros estão acima do peso.

Uma pesquisa divulgada nos Estados Unidos comprovou em números um fenômeno que pode ser visto nas ruas. O número de pessoas acima do peso ideal está crescendo, no planeta. E o Brasil é um dos países no topo da lista da obesidade.

A mudança radical nos hábitos dos brasileiros nos últimos 30 anos levou o país a ocupar a quinta posição no ranking mundial da obesidade: 60 milhões de brasileiros estão acima do peso. E 22 milhões considerados obesos.

Resultado do consumo de comidas muito calóricas, com excesso de açúcar e gordura. O professor Paulo Lotufo, que participou da pesquisa da Universidade de Washington, lamenta que o brasileiro tenha se desviado tanto das origens.

“O feijão com arroz, o tomate, a salada, o alface e uma pequena carne é ainda uma das coisas mais interessantes em termos alimentares. Hoje, nós nos exercitamos no dia a dia muito menos do que fazíamos há 50 anos”, afirma.

A pesquisa feita em 188 países tomou como base o IMC, índice de massa corporal, que é conhecido quando se divide o peso pela altura ao quadrado.

Está acima do peso quem tem índice entre 25 e 29,9. A partir de 30 é considerado obeso. Dois bilhões e cem milhões de pessoas no mundo estão acima do peso. Uma em cada três habitantes do planeta.

Um crescimento de 240% nos últimos 33 anos. No mesmo período, a população mundial cresceu 160%.

Dois pontos da pesquisa chamam a atenção: o aumento de 47% na taxa de obesidade entre crianças e jovens; e o crescimento acelerado no ganho de peso em economias emergentes.

Os Estados Unidos estão no topo do ranking, seguidos da China, Índia, Rússia e Brasil.
Em 2010, o governo americano implantou nas escolas do país um programa para combater a obesidade. Mas tem sido grande a resistência.

Parlamentares de oposição no congresso querem acabar com a iniciativa, que consideram cara. A criadora do programa, Michelle Obama, desabafou: “É inaceitável pra mim como primeira-dama e mãe”.

Fonte: http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2014/05/brasil-e-o-quinto-pais-no-ranking-mundial-da-obesidade.html

Share