Terapias Alternativas
Qual é a diferença entre terapias holísticas, alternativas, complementares ou naturais?
R: Em princípio, nenhuma. Essas palavras simplesmente rotulam os sistemas terapêuticos não convencionais, acadêmicos ou ortodoxos. O termo terapia “alternativa”, no Brasil, foi muito utilizado até o final da década de 1980. A partir daí, devido a aceitação popular e crescimento dos sistemas terapêuticos não convencionais, passou-se a adotar o termo holístico por ser mais preciso. Como já explicamos, “holístico” significa todo, global, integral. Nesse caso o ser humano é visto como um todo, e não apenas como uma máquina com uma peça defeituosa que as ferramentas da medicina corrigirá por meios de seus instrumentos que fundamentalmente são dois: cirurgia e fármacos. O termo “complementar”, mais atual, refere-se ao sistema que trabalha sincronicamente com o tratamento convencional, isto é, serve de complemento a qualquer tratamento que o cliente esteja fazendo com a assistência de seu médico pessoal. A palavra “natural” nomeia todos os sistemas terapêuticos não invasivos que utiliza os recursos naturais como alimentos, ervas, movimentos, respiração, água, minerais, luz, etc. para corrigir distúrbios ou anomalias orgânicas.
O que é Terapia Holística, alternativa ou complementar?
R: Em simples definição, a terapia holística é todo e qualquer sistema terapêutico não acadêmico, não convencional, não ortodoxo e que no entanto apresenta resultados satisfatórios no tratamento de vários distúrbios que acometem o ser humano.
A Terapia Holística é um único método de tratamento?
R: Não. A Terapia Holística engloba quase uma centena de sistemas terapêuticos diferentes, mas que no entanto, convergem para o mesmo ponto, isto é, o bem estar físico, psíquico, emocional e espiritual do homem e da mulher.
Escolha o seu Curso de Terapia Alternativa
Curso de Aromaterapia
Nesse curso explicamos com detalhes o efeito curativo de mais de 50 essências aromáticas.
Curso de Anatomia Para Terapeuta
Abordagem física e metafísica da anatomia humana indispensável para qualquer terapeuta.